05 abril, 2011

Condado das Vinhas 2005


Região : Alentejo
Castas : Roupeiro
             Antão Vaz
Produtor : Herdade Grande - António Manuel Lança
Tipo : Branco
Ano : 2005
Álcool : 13,5 %



Introdução 

Provar vinhos com 6 anos não é comum a menos que se trate de um reserva, não foi o caso, mais ainda se for um branco, mas confesso que é uma coisa que gosto de fazer. Desde logo sou iludido pelo passar do tempo, desde que o vinho foi feito até hoje, o que se passou no entretanto, não tanto no mundo mas mais no meu mundo, no meu pequeno mundo. Mas mais que isso, é a evolução do vinho, nesse tempo que me encanta, na diversidade de oportunidades por que passa ao longo desse tempo em que esteve armazenado, sim, armazenado, não esquecido. Foi o caso deste Condado das Vinhas de 2005 que estava cá em casa desde a vindima de 2006 em que trabalhei na Herdade Grande, tradicionalmente um vinho fresco e óptimo vigor. Fica desde já prometida uma crónica sobre provas de vinhos velhos!

Outras particularidades:

Sítio da internet da Herdade Grande
Facebook da Herdade Grande

Notas de Prova

Cor : Amarelo palha muito intenso denotando claramente os anos de envelhecimento em garrafa, de aspecto límpido e cristalino. Brilhante.

Aroma : Aroma intenso de carácter essencialmente oxidativo a lembrar um Porto. Exuberante em frutos secos, nozes, amêndoa e frutos brancos muito maduros, "passados" e claro, mel.

Paladar : Uma primeira sensação Quente, talvez devido ao teor alcólico de 13,5 % num branco, talvez devido à prova ter sido efectuada à temperatura ambiente. Untuoso, quase gorduroso, uma muito ligeira frescura, acidez já desaparecida. Notas a frutos secos e ameixa.

Data de prova : 05/04/2011

Nota: 4,0

Preço :

2 comentários:

Sapinho disse...

Sede e saudade! Tardes de Maio lá fora na sombra, o cheiro pungente de um Alentejo exuberantemente verde e florido, e um queijinho de cabra? ;)

Duende disse...

:D sim, mesmo bem curado, sem dúvida, untuoso como o vinho se apresentava, fazia um complemento quase perfeito!!!

Enviar um comentário