08 abril, 2011

Mercado Norueguês quer consumir mais Vinho Verde

A acção de promoção levada a cabo pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) em Olso (Noruega), dias 4 e 5 de Abril, saldou-se na possibilidade de dois importadores aumentarem o portefólio de marcas naquele país e ainda no nteresse do trade em visitar a região, já em Setembro. Do contacto com importadores, compradores, restaurantes, jornalistas e, acima de tudo, com o Vinmonopolet, entidade estatal que detém o monopólio sobre o sector, ficou a perceber-se o elevado potencial de crescimento do Vinho Verde na Noruega, país que, em 2010, manteve a tendência positiva de consumo de um produto único no Mundo.
Segundo o representante da CVRVV e responsável pela área do Marketing, Bruno Almeida, “os vinhos rosados são muito apreciados na Noruega”, o que pode contribuir para reforçar a aposta das exportações naquele mercado, uma vez que o Vinho Verde, fresco, leve e de baixo teor alcoólico, “se adequa à gastronomia internacional e moderna” existente nos países escandinavos.
Para já, sublinha Bruno Almeida, “há o interesse de dois importadores em aumentar o número de referências de Vinho Verde”, mas, no futuro, em face das oportunidades de negócio que se abriram, “é mesmo possível que a Noruega seja um mercado absolutamente estratégico para a região”.
A iniciativa na capital norueguesa incluiu, no dia 4 de Abril (segunda-feira), a realização de um seminário e prova colectiva de Vinho Verde, na qual participou Ken Canaiolo Engebretsen, conceituado sommelier norueguês.
Engebretsen, que já visitou a região dos Vinhos Verdes por mais do que uma vez, é o CEO da empresa de vinhos Vinoteca Gruppen AS e dirige a Escola de Sommeliers da Noruega, escrevendo ainda no segundo maior diário da Noruega, o Dagbladet. A reputação internacional do convidado da CVRVV para apresentar os Vinhos Verdes em Oslo esteve, aliás, na origem do convite feito para integrar o júri do Best Of Vinho Verde 2012, uma categoria internacional do Concurso Melhores Vinhos Verdes, promovido há 25 anos pela Comissão presidida por Manuel Pinheiro.
Adega de Ponte de Lima, Quinta de Linhares, Aveleda, Enoport, Quinta das Arcas, Quinta das Touquinhas e Viniverde foram os sete produtores de Vinho Verde presentes na acção promocional em Oslo, a primeira depois da presença na PROWEIN, a maior feira mundial do sector, que se realizou na Alemanha.
Em 14.º lugar do ranking dos países que consomem Vinho Verde, entre cerca de 80 destinos, a Noruega manteve em 2010 a tendência que se tem vindo a verificar desde há 10 anos e que aponta para uma subida das exportações. No último ano, o volume de Quiosque online 13 vendas atingiu os 346 mil euros, a que corresponde um crescimento de 34 por cento face a 2009.
in "Agroportal"

Sem comentários:

Enviar um comentário