12 abril, 2011

Quinta de Pancas Cabernet Sauvignon 2000



Região : Lisboa
Castas : Cabernet Sauvignon
Produtor : PVQ Quinta de Pancas
Tipo : Tinto
Ano : 2000
Álcool : 13,5



Introdução

Continua a minha saga, ou casmurrice, de encontrar, provar e partilhar opiniões sobre vinhos "velhos" que já não são produzidos e muito menos comercializados. Quem é que se lembra do ano de 2000? e do que aconteceu nesse último ano do 2º milénio? O acidente do Concorde? o Kursk? entre outros eventos. A PVQ - Quinta de Pancas já não existe, hoje subsiste como Quinta de Pancas, parte integrante da Companhia das Quintas.

Outras particularidades:

Fermentação com temperatura controlada, 8 meses  de estágio em meias pipas de carvalho e uma referência na garrafa a indicar que se poderia guardar 2 a 3 anos!

Notas de Prova

Cor : Vinho límpido sem qualquer turvação, brilhante, fraca intensidade da sua cor tijolo avermelhado, resultantes da oxidação ocorrida em garrafa.

Aroma : Aroma extremamente intenso a mel, mascarando qualquer outro, passas, frutas confitadas e um levíssimo toque herbáceo a lembrar pimentos (possivelmente por saber que se trata de um Cabernet).

Paladar : Delgado no ataque à boca, fraca persistência com álcool ainda bem marcado. Confirma o mel e pouco mais, apenas uns ligeiros resquícios de frutos vermelhos indistintos, perdidos no tempo. Taninos apesar de tudo presentes, redondos e ainda com algumas arestas acentuadas pelo álcool.

Data de prova : 12/04/2011

Nota: 3
Preço :

Sem comentários:

Enviar um comentário