25 maio, 2011

Pancas 2001

Região : Lisboa
Castas : Castelão
              Cabernet Sauvignon
              Touriga Nacional
              Tinta Roriz
Produtor : PVQ - Quinta de Pancas
Tipo : Tinto
Ano : 2001
Álcool : 13%

Introdução

Continua a minha saga de provar vinhos fora de mercado devido à idade e como tal apenas acessíveis a alguns, privilegiados no meu caso que gosto deste tipo de vinho ou esquecidos que o deixam perdido na garrafeira. Ainda esta semana tive a oportunidade ocasional de provar o Barão 2004, um vinho da Quinta do Cardo que hoje em dia já não se produz e hoje voltamos a Pancas.
Um vedante com defeito mostra à partida que pode haver problemas, e no caso, considerando que 10 anos haviam já passado desde que este havia sido colocado, poderíamos estar perante um vinho com problemas. Na verdade não, mas, claramente, esta colheita, no que toca ao seu apogeu, já o viu passar há largos anos. Uns ganha-se com outros aprende-se.

Outras particularidades:

Notas de Prova

Cor : Cor laranja acastanhada, mogno de alguma intensidade. Aspecto límpido e brilhante.

Aroma : Chocolate, o primeiro impacto é fortíssimo em chocolate. Abrindo a sua complexidade para compota de cereja e frutos secos. Aroma ainda intenso apesar da idade e claramente marcado pela evolução em garrafa.

Paladar : Ataque à boca suave, seco com distinta presença alcoólica. Taninos inexpressivos e adstringência fraca. A baixa acidez compromete a persistência, nomeadamente das compotas de frutos pretos que não consigo individualizar.

Data de prova : 25/05/2011

Nota : 3

Preço : - €

Sem comentários:

Enviar um comentário